É A PREFEITURA DE PEDRAS DE FOGO PROMOVENDO A PAZ SOCIAL E A MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO MUNICÍPIO



Os Programas que antes eram conhecidos como PETI e PROJOVEM, hoje são chamados de SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos); com a mudança, o objetivo é ampliar o tipo de serviço oferecido, visando, desta feita, estreitar e fortalecer os vínculos dos usuários com a sua família e incluí-lo socialmente.
O Município atende a um montante de 870 usuários; 700 crianças de 6 a 14 anos, 128 adolescentes entre 15 e 17 anos, e ainda a 42 idosos.

Em Pedras de Fogo, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são oferecidos na zona rural e na zona urbana e contam com um integral apoio do Poder Municipal para que o serviço atinja os seus objetivos de socialização e inclusão.

Na sede, para o público de crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, os encontros acontecem de segunda à sexta, nos turnos manhã (das 8h00 às 11h30 ) e tarde ( das 13h00 às 16h30).
Na zona rural, os encontros acontecem na escola municipal das comunidades de: Cabana, Riacho do Salto, Riacho D’água, Alagadiço, Bela Rosa, Jangada, Gume, Mumbaba dos Américos e Una de São José. As turmas de 15 aos 17 anos se concentram na sede e em Una de São José.
Quanto ao grupo de idosos, são realizados no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), com encontros semanais sempre às terças-feiras. Com ele são desenvolvidas atividades de música, palestras, brincadeiras, oficina de biscuit, jogos e passeios turísticos culturais.

Além do acompanhamento psicopedagógico e orientação social, as crianças participam de oficinas como: artesanato, desenhos artísticos, balé, flauta doce, teatro, leitura e esporte. Essas oficinas acontecem em vários espaços públicos, a saber: Brinquedoteca, Casa da Cultura, Ginásio Municipal, CRAS, além do próprio espaço do SCFV que fica situado no Centro e no Conjunto Gasparino Ribeiro. A prefeitura disponibiliza ônibus para transportar as crianças até essas oficinas e oferece ainda profissionais para acompanha-las durante o trajeto.

Todas as crianças assistidas pelos serviços recebem as três refeições necessárias (café da manhã, almoço e janta), sob a orientação e os cuidados de uma nutricionista.
“É gratificante ver a criança, o adolescente e o idoso pedrafoguense tendo acesso a essas políticas de inclusão; vê-los interagir entre si e assistir ao seu sucesso.”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Social, Itamar Monteiro.

DirCOM