Cultura

Cavalo Marinho


dança do cavalo-marinho é uma denominação atribuída ao folguedo popular que se caracteriza como teatro, incluindo músicadança e poesia, representando por 73 personagens. Sua apresentação pode durar até 8 horas. Sendo executado por instrumentos como rabecapandeiroreco-reco e ganzá. A encenação é executada em uma roda, tradicionalmente composta por homens. Atualmente as mulheres também participam da brincadeira cavalo-marinho através da dança, de vestimentas coloridas, com gestos e cacoetes, sem a utilização de métodos convencionais da gramática.Esse folguedo utiliza apenas do próprio trabalho corporal, emite mensagens que possibilitam interpretações diversas das representações do cotidiano dos integrantes do grupo. A dança do cavalo-marinho geralmente é passada de pai para filho e como se fosse uma herança de família. Onde os filhos aprendem com os pais observando como eles fazem, durante o cotidiano. E de fato que os brincantes do cavalo-marinho, desde de criança tem contado com a cultura da sua cidade ou bairro, como o coco-de-rodamaracatuciranda, desenvolvendo em si, o seu próprio estilo de dançar o folguedo. (Fonte: wikipedia.pt)
Em Pedras de Fogo, temos esta manifestação popular muito bem representada pelo grupo Cavalo Marinho Boi de Ouro, conduzida pelo Mestre Araújo.



                                                      Boi de Ouro (Pedras de Fogo-PB)

              A Rabeca nas mãos do grande e saudoso mestre Salustiano (foto: casadarabeca.com.br)

A rabeca é um instrumento de origem árabe tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. É um instrumento de arco, precursor do violino. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, confeccionada por artistas populares em comunidades rurais. Ela é tocada em manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização brasileira. Sua construção, a afinação e a maneira de tocar mudam conforme a região de origem. Ultimamente a rabeca tem sido difundida por músicos populares que a trouxeram para os grandes centros urbanos. (Fonte:barroecordas.com.br)

No Nordeste foi mestre Salustiano que difundiu e propagou a arte da rabeca em comunhão com as manifestações populares, como o cavalo marinho. Um grande incentivador da cultura popular em Pedras de Fogo-PB