O prefeito de Pedras de
Fogo, Dedé Romão, inaugurou na manhã da última sexta-feira (02), a nova Base para
o funcionamento do SAMU no município. A ação resultou depois de várias
discussões com a equipe do SAMU que alegou vários pontos negativos quanto ao
funcionamento na antiga base.
A Secretária Municipal
de Saúde, Dra. Edna Costa, elogiou a ação do prefeito e enviou para esta
Diretoria, as seguintes considerações:
“Parabéns a toda equipe
que compõe o SAMU – 192 de Pedras de Fogo pela nova Base, pela incansável
disposição em contribuir para salvar vidas!
Parabéns ao Prefeito
Derivaldo Romão! Sensível e preciso nas
necessidades urgentes do povo pedrafoguense. Muitos foram os pedidos para
instalar o SAMU no Centro da Cidade. Desta forma, como sempre reivindicou o
Coordenador do SAMU, Enf. Rodolfo e toda sua equipe, haverá uma melhoria nas
respostas aos chamados por telefone por parte da população, dando maior rapidez
nas ocorrências, já que a maioria delas ocorre na cidade e não na área Rural do
Município. Além de evitar os riscos com a violência que a Equipe enfrentava,
devido ao local em que estava situada a base, despovoado e distante da cidade.
O Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência, SAMU é a maneira que os pedrafoguenses têm de
receber o atendimento pré-hospitalar de urgência com qualificação e capacitação
profissional.
Sei que, além de outras
qualidades, o SAMU de Pedras de Fogo, como em todo o Brasil, é caracterizado
pelo atendimento à vítima antes da mesma chegar ao hospital, podendo fazer o
socorro em qualquer local desde os mais frequentes como as ruas, residências,
estradas ou rodovias, buracos, açudes, galerias até os lugares mais ermos.
Fico muito tranquila ao
saber que o atendimento é realizado por uma Equipe de Enfermeiros e
Enfermeiras, Técnicos e Técnicas de Enfermagem e Motoristas devidamente
formados e capacitados em atendimento de Urgência e Emergência.”
DirCOM