E NO MÊS DA CRIANÇA, A POLÍCIA MILITAR DE PEDRAS DE FOGO FAZ UMA VISITA PEDAGÓGICA À CRIANÇADA DA CRECHE MUNICIPAL


Em uma ação pedagógica, a Polícia Militar de Pedras de Fogo aproveitou o ensejo do mês de outubro, mês das crianças, e fez uma visita às crianças da Creche Municipal. Além da entrega de muitos presentes e da alegria que levou àquela instituição, a ideia foi salutar no sentido de tentar desconstruir a imagem de uma polícia patronal, autoritária e repressora e, a partir de uma conversa clara e objetiva com a criançada, apresentou para aqueles pequeninos que os policiais são parceiros, amigos e que existem para servir e proteger a sociedade. Nisso, o objetivo principal foi formar nessa nova geração, pessoas mais conscientes do papel e da importância da polícia para a família pedrafoguense.

Uma corporação marcada por uma exagerada exposição na mídia, onde sempre aparece em ação militar e, quase sempre, estigmatizada por uma atividade de força e repressão; uma polícia que carrega em suas raízes o estigma de sempre ter estado ao lado do poder, dos poderosos e de ter sido, por séculos a fio, o braço direito da ação repressora do Estado apresenta, em Pedras de Fogo, sinais de mudança na condução humanizada de suas abordagens e no convívio diário com o povo pedrafoguense.

A Polícia Militar em Pedras de Fogo tem articulado ações pedagógicas com o intuito de desmistificar essa imagem e conquistar a simpatia e a parceria da população. Tem feito palestras, visitado as escolas e dialogado com os seus respectivos diretores, professores e alunos, além das rondas sistemáticas acompanhando a rotina das Unidades de Ensino do município.

Assim, através de uma ação de Polícia Comunitária – como chamam – a PM em Pedras de Fogo pretende construir uma nova concepção de polícia militar e, consequentemente, harmonizar mais o seu trabalho com os interesses e as inquietações da sociedade civil.

PARABÉNS!

DirCOM