Com um perfil democratizante, a Conferência Municipal da Educação se propõe a filtrar as principais demandas da comunidade escolar e da sociedade civil organizada no âmbito municipal e encaminhá-las para a Conferência Estadual.
Idealizada pelo Fórum Nacional de Educação, as conferências municipais têm um caráter agregador, mobilizador e propositivo, canalizando, efetivamente, as aspirações e as expectativas da sociedade brasileira e, na esfera local, objetiva construir, com os Poderes Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação em Pedras de Fogo.
Com a presença do prefeito Derivaldo Romão dos Santos, juntamente com representantes do poder Legislativo, técnicos da Secretaria da Educação, professores, funcionários, pessoas ligadas aos movimentos sociais - sindicais e de base - a CONAE em Pedras de Fogo abre suas oitivas e colóquios na manhã do dia 13 de maio de 2013 (segunda-feira) e foi, segundo relatos, um momento ímpar a enriquecer o debate que cerca e determina a qualidade da Educação no município.
Eu sua fala, o prefeito e professor Dedé Romão reiterou o seu compromisso com a pasta da Educação e frisou estar já em análise a possibilidade de mais investimentos na educação já a partir do segundo semestre. Qualificação e valorização para o professor, melhoramento nas condições de trabalho do docente, melhorias no atendimento ao público escolar bem como viabilizar os canais democratizantes da educação municipal, foram os pontos centrais da discussão entre todos os presentes na referida Conferência.
“Viabilizar uma proposta coerente, centrada na reflexão compartilhada e antenada com o universo que cerca a vida de um professor na atualidade foi a grande tônica dessa Conferência” – disse a professora Magaly Serpa, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos no Município.